Projeto 1 Minuto para Dança volta em nova fase.
O Projeto foi uma ação da Cia. Luzia Amélia realizada de 2005 a 2007 e ofereceu ao público teresinense um conjunto de intervenções em dança contemporânea que dialogaram com cidade e suas questões mais urgentes. Bailarinos e transeuntes, corpo e concreto, arte e protesto se confrontaram tendo o cotidiano da cidade como cenário.
O retorno do projeto inaugura uma parceria entre a Cia. Luzia Amélia e o SESC do Piauí. Na nova temporada, serão realizadas 3 edições da iniciativa, de outubro a dezembro, sempre na segunda quinzena de cada mês.
1 Minuto Para Dança oferece um caminho para se repensar questões históricas, sociais e políticas pelo viés da dança contemporânea, reelaborando formatos e conceitos usualmente empregados em apresentações artísticas. Por meio de intervenções cênicas, a Cia. Luzia Amélia pretende reapresentar à cidade temas que possam colaborar para um pensamento crítico acerca da contemporaneidade.
A cidade desconstrói-se por meio desse projeto. Nesta reedição, a dança contemporânea nos levará por entre os escombros da cidade que ainda resta, pelos espaços de memória coletiva que formam a identidade cultural de Teresina.
O Projeto, com esta intervenção, pretende trazer à tona mais perguntas do que repostas. Quem eram aqueles que foram enterrados neste cemitério? Porque ele desapareceu? Porque a cidade de Teresina insiste em enterrar sua história sob o cimento?
Ancorado na vontade de se desenvolver narrativas poéticas que gerem um ciclo de reflexão e debate, o projeto traz nesta temporada, momentos reservados ao debate por meio de palestras com convidados ligados aos temas abordados. Pesquisadores e estudiosos emprestarão um pouco de seus conhecimentos ao projeto, na tentativa de traçar um perfil identitário da cidade de Teresina.
O primeiro convidado dessa jornada de debates, é o Professor, escritor e pesquisador Paulo Machado. Apaixonado pelas questões históricas que envolvem a cidade de Teresina, Machado apresentará um painel histórico e social a respeito da significativa contribuição do negro à identidade de nossa cidade. A presença de militantes do movimento negro, outros pesquisadores e pessoas engajadas completaram a mesa de debates, a ser formada no final da palestra.
Então vamos lá. Anote na agenda,-de papel, do ipod, do celular, as datas da ação do mês de outubro.
Intervenção: dia 28 de outubro na Praça da liberdade as 9h
Mesa redonda: dia 30 de outubro no auditório do SESC-Centro.
Informações:
Sesc-Centro: 86 3230-9910
Aqui no Helvetica12.com
Cia Luzia Amélia: 86 3221-1977
cialuziaamelia.com
0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários publicados neste blog usualmente não são, mas podem ser, moderados.
Portanto, seja educado, procure manter-se no assunto da postagem e, por favor, MIGUXÊS NÃO!!!
Tem um blog ou site e quer aproveitar pra fazer seu jabá? Sinta-se à vontade, tanto pra isso quanto pra nos divulgar em seu site! ;-)
Tem alguma mensagem para os autores do blog? Envie email para:
bloghelvetica12@gmail.com