terça-feira, 3 de novembro de 2009

Gênesis


O livro bíblico GÊNESIS explica o surgimento do Universo, da Humanidade, do Pecado, do Plano de Salvação Divino, e por ai vai. Mas isso concerteza, caro leitor, o Sr. já sabia. Pois bem venho aqui descrever, -ou pelo menos tentar, a minha experiência com o Gênesis de Bernard Beckett.
Para começar vou lhe dar um pouco do contexto da minha vida na época da chegada do livro em minhas mãos. Semana passada foi mais difícil do que as outras deste ano. Acontecimentos recentes tem me colocado um ou talvez milhares de questionamento sobre a minha vida, meu trabalho e principalmente a minha relação com as pessoas. Na quinta passada, um novo amigo me presenteou com o livro em questão. segundo ele em agradecimento pela atenção que demostrava sobre ele e seu trabalho, por ser da área de Teatro presumi que o livro tratasse desse assunto por alguns encanos de minha parte:
1º Numa primeira olhada superficial confundi (em minha cabeça confusa) Berthold Brecht com Bernard Beckett;
2º A estrutura da escrita lembra e muito um texto teatral, pois ao folhear lo descobri a presença de rubricas para indicar a qual personagem pertence a fala.
Descobri rapidamente que minha suposições encontravam-se erradas.
Logo na capa nos deparamos com o questinamento: "O que REALMENTE SIGNIFICA SER HUMANO?" Isso de cara mexeu com minha cabeça que já se encontrava mexida por demais. Na página de rosto o autor cita Douglas Hofstadter, the Mind's I; " Será a alma mais que a soma de suas partes?".
No livro conhecemos uma jovem de 14 anos, Anaximandra no que pra ela é o dia mais importante de sua vida. Ela se encontra em uma sala de pouca luminosidade sentada na frente de uma banca composta por três Examinadores que decidirão se Anax está hapta a ingressar na Acadêmia, a Elite inteçlectual de sua sociedada. Sociedade esta, fundada logo após o mundo que conhecemos ser devastado pelo poder da Ùtima Guerra.
Através do exame de admição de Anax descobrimos a história de Adam Ford,seu grande Héroi e responsável pela primeira grande mudança de sua sociedade utópica.
Beckett usa no seu livro várias sitações de fácil compreensão, como: Platão, Aristoteles, Adam, Eve entre outras; Que nos ajudam a fazer um pararelo com a história da humanidade e a responder o questionamento que nos é proposto na capa.
Gênesis é um livro bom, de leitura fluida e rápida mas que nos proporciona o pensar sobre a nossa natureza humana. Não tenho palavra para agradecer o presente e tenho certeza que o mesmo não poderia chegar em hora mais propícia. Muito obrigado mesmo Montoril. Vou indicar para o Clube do Livro.
Gênesis
Bernard Beckett
Trad. Braulio Tavares
Ed. Intrinseca
Rio de Janeiro,2009

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog usualmente não são, mas podem ser, moderados.
Portanto, seja educado, procure manter-se no assunto da postagem e, por favor, MIGUXÊS NÃO!!!
Tem um blog ou site e quer aproveitar pra fazer seu jabá? Sinta-se à vontade, tanto pra isso quanto pra nos divulgar em seu site! ;-)
Tem alguma mensagem para os autores do blog? Envie email para:
bloghelvetica12@gmail.com