terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sesc Amazonia das Artes traz a Teresina o Agrupamento Tawera

Nesta quinta as 19:00h na Casa da Cultura de Teresina será Apresentado o espetáculo Coração de Menino que mostra um pouco dessa cultura brasileira fazendo como meio a historia dos grandes palhaços de circo e analisa pra gente a maneira como as culturas tradicionais são esquecidas com os novos modismos da tecnologia e maneira de viver dos povos atuais, é ao mesmo tempo fonte de pesquisa e reflexão sobre fases da cultura e da historia do teatro e do circo brasileiro. começou ser apresentado em 91 em Goiânia com Wertem Tawera fazendo o Tebinha, hoje é interpretado por Taiom Tawera ator e acadêmico de artes cênicas que na época tinha três anos de idade e os nove anos trabalha Tebinha com seu pai e as vezes pelo seu irmão Ramar Tawera.
O espetáculo acontece no quarto de Vô Mundico, um ex. palhaço de circo, que vive com suas lembranças na casa de sua filha. Ao ver seu netinho chorando por não ganhar um navio de controle remoto, o velho Mundico, começa a contar sua historia e a de tantos outros palhaços de circo do Brasil para seu neto Tebas Grego. Na sua historia vai apresentando onze bonecos que eram utilizados em suas apresentações, Bumba um ventríloquo que o acompanhou pelo Pais, dentre outros, Fobinha, Pestana, Dulôbo, Cordeiro, Assum Preto, o palhaço “SÔ” homenagem em especial a Benjamim de Oliveira e a todos os palhaços, e o Vovô Totoió que é ele mesmo. Tebas Grego, sempre irritado por ser chamado de Tebinha e que é a extensão da platéia se encanta. Em fim o velho dorme e o seu neto pega a fantasia do palhaço e começa imitar o numero que Mundico apresentou como Raio de Sol, dando continuidade ao trabalho do velho palhaço que “dorme” o sono tranqüilo e profundo, sabendo que sua arte será como nossas historias passadas de pai para filho como foi a sina de tantos palhaços de circo do Brasil.
Esse é mais um presente do Projeto Sesc Amazônia das Artes que se propõe a facilitar a circulação e o intercâmbio de espetáculos de dançae e teatro, shows músicais e exposições produzidas pelos estados que compõe os dez estados da Amazônia Legal.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog usualmente não são, mas podem ser, moderados.
Portanto, seja educado, procure manter-se no assunto da postagem e, por favor, MIGUXÊS NÃO!!!
Tem um blog ou site e quer aproveitar pra fazer seu jabá? Sinta-se à vontade, tanto pra isso quanto pra nos divulgar em seu site! ;-)
Tem alguma mensagem para os autores do blog? Envie email para:
bloghelvetica12@gmail.com