quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A arte de Portelada: resultante da sensibilidade e maturidade de um artista

Acredito que todas as vezes que um artista toma os pinceis e tintas e opera o ato criativo é repetido o gesto mágico dos xamãs das sociedades primevas. Naqueles tempos longínquos em que não se distinguia os homens de outros animais.

O ato prazeroso de contemplar a produção artística de Portelada não deixa pairar a menor dúvida de que é o resultante de uma um artista maduro, e que nesse caminhar soube muito bem interpretar e digerir as lições do seu velho mestre Jabô, a quem sempre se refere com um misto de orgulho e reconhecimento pelos seus ensinamentos.

Portelada, é um artista que similar a um fleneur, seguindo as pegas de Walter Beijamim , sabe lê e interpretar o seu tempo e procura na cultura nordestina a fonte inesgotável de inspiração. Por essa razão retrata os personagens do nordeste nas mais diversa cenas do cotidiano, sem perder a plasticidade da matéria.
É possível estabelecer algum diálogo com Cândido Portinari , em relação ao esquadrinhamento do espaço em planos. Contudo, a cor oferece a unidade na formas e a exemplos dos grandes mestres da história da arte, este artista sabe utilizar os elementos da visualidade plástica de forma equilibrada e harmônica. A cromaticidade de sua obra revela um domínio de técnica demonstrando que toda a sua produção não resultou apenas da intuição e sensibilidade mas, que empreendeu um longo caminho de pesquisa e lições de grandes mestres.

É sabido que não é tão simples um artista descobrir um estilo próprio como sua marca identitária, mas Portelada soube buscar e certamente, encontrou. Um estilo singular iden tificado nos planos geométricos que ao mesmo tempo que divide aglutina , na cor tão sabiamente escolhida e na forma que consegue captar a essência do esquema humano, pelo movimento que se recorta no espaço. É curioso que Portelada procura evitar a textura da tinta, talvez para não prejudicar a estrutura espacial que amalgama a forma.Também é interessante observar que nas suas criações todo elemento é importante, o fundo, se é que se pode falar assim, assume igual importância que a forma. Nesse sentido, me remeto às pinturas de El Greco que já se antecipava aos padrões estéticos modernos, em que o fundo assumia igual importância que a forma.
Portanto, ao mestre Portelada as palavras se tornam até vazia diante da magnitude da sua obra.




Prof. Dra. Zozilena Fróz

1 comentários:

CaRoLinA disse...

Ai que LinDu!
Arti CoMtEmpOrâneA!
AdORo XuXu!

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog usualmente não são, mas podem ser, moderados.
Portanto, seja educado, procure manter-se no assunto da postagem e, por favor, MIGUXÊS NÃO!!!
Tem um blog ou site e quer aproveitar pra fazer seu jabá? Sinta-se à vontade, tanto pra isso quanto pra nos divulgar em seu site! ;-)
Tem alguma mensagem para os autores do blog? Envie email para:
bloghelvetica12@gmail.com