terça-feira, 4 de agosto de 2009

16º Festival Internacional de Arte Eletrônica em Teresina

Teresina recebe pela primeira vez um dos eventos em vídeo mais concorridos no cenário internacional, além do lançamento do regulamento da II Mostra Diagonal e do site "Olhar do Vídeo".

O Grupo Diagonal, o GT História Cultura e Subjetividade (coordenado pelo prof Dr. Edwar de Alencar C. Branco) em parceria com a Fundação Cultural Monsenhor Chaves, realizam, através do SESC-SP e da Associação Cultural Videobrasil a mostra Itinerância Vídeobrasil 2008-2009. O evento, que acontecerá nos dias 19 e 20 deste mês, reúne trabalhos dos artistas premiados no 16º Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC Videobrasil (São Paulo, 2007). As sessões, com entrada franca, ocorrem na Casa da Cultura, a partir das 18h.

Documentário, vídeo-dança, intervenção urbana e videoarte são algumas das linguagens apresentadas nas obras da Itinerância Videobrasil, o programa reúne vídeos realizados nos últimos dois anos na América do Sul, Europa, África, Oriente Médio e Oceania por artistas emergentes ou de trajetória consolidada, como Maurício Dias e Walter Riedweg, Eustáquio Neves e Caetano Dias.

Divididas em dois programas, as obras exemplificam as estratégias que envolvem a linguagem audiovisual na arte contemporânea, como a reinvenção do documentário, a incorporação da imagem-registro nas intervenções urbanas e o recurso do videoensaio na abordagem das transformações sociais e pessoais.

Centro Internacional de referência no campo da arte eletrônica, a Associação Cultura Videobrasil foi criada em 1991 para dar corpo ao trabalho de fomentar, difundir e mapear a produção de sul geopolítico do mundo, trabalho iniciado na década de 80, quase dez anos antes, pelo Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC_Videobrasil. Por meio de festivais, mostras, publicações, encontros e seminários, a Associação trabalha para aproximar a arte do sul dos circuitos principais e para alimentar uma teia de conexões que estimulem a reflexão sobre as práticas artísticas contemporâneas e o intercâmbio entre artistas, pesquisadores e público.

Além da Itinerância Vídeobrasil, será lançado no evento o regulamento da II Mostra Diagonal, um evento voltado para a livre exibição de vídeos como um meio de democratizar o audiovisual em Teresina. A mostra não possuir caráter seletivo, e busca mapear as obras produzidas no eixo nacional, incentivando os produtores locais a exibirem seus vídeos e manter um diálogo mais aberto com o cenário videoartístico brasileiro, bem como o lançamento do site “Olhar do Vídeo”. A conferência de abertura será com Durvalino Couto apresentando o bate-papo “Quente é Filmar”.

“Desde 2007 estamos trabalhando na produção de mostras de cinema e vídeo em Teresina, pois a produção na cidade, apesar das limitações estruturais ainda existentes, é uma realidade que devemos valorizar e estimular para que seja possível construir uma platéia sólida para consumir, debater e freqüentar os espaços audiovisuais em construção em Teresina seja pelos cineclubes ou iniciativas institucionais. Precisamos construir a cena local, e para isso o público é fundamental, que vem abraçando a idéia e participando tanto como produtor e espectador”. – relata Aristides Oliveira, que juntamente com Roniel Sampaio e Meire Fernandes compõe o Grupo Diagonal.

Fonte: Grupo Diagonal

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog usualmente não são, mas podem ser, moderados.
Portanto, seja educado, procure manter-se no assunto da postagem e, por favor, MIGUXÊS NÃO!!!
Tem um blog ou site e quer aproveitar pra fazer seu jabá? Sinta-se à vontade, tanto pra isso quanto pra nos divulgar em seu site! ;-)
Tem alguma mensagem para os autores do blog? Envie email para:
bloghelvetica12@gmail.com