
O Grupo Diagonal, o GT História Cultura e Subjetividade (coordenado pelo prof Dr. Edwar de Alencar C. Branco) em parceria com a Fundação Cultural Monsenhor Chaves, realizam, através do SESC-SP e da Associação Cultural Videobrasil a mostra Itinerância Vídeobrasil 2008-2009. O evento, que acontecerá nos dias 19 e 20 deste mês, reúne trabalhos dos artistas premiados no 16º Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC Videobrasil (São Paulo, 2007). As sessões, com entrada franca, ocorrem na Casa da Cultura, a partir das 18h.
Documentário, vídeo-dança, intervenção urbana e videoarte são algumas das linguagens apresentadas nas obras da Itinerância Videobrasil, o programa reúne vídeos realizados nos últimos dois anos na América do Sul, Europa, África, Oriente Médio e Oceania por artistas emergentes ou de trajetória consolidada, como Maurício Dias e Walter Riedweg, Eustáquio Neves e Caetano Dias.
Divididas em dois programas, as obras exemplificam as estratégias que envolvem a linguagem audiovisual na arte contemporânea, como a reinvenção do documentário, a incorporação da imagem-registro nas intervenções urbanas e o recurso do videoensaio na abordagem das transformações sociais e pessoais.

Além da Itinerância Vídeobrasil, será lançado no evento o regulamento da II Mostra Diagonal, um evento voltado para a livre exibição de vídeos como um meio de democratizar o audiovisual em Teresina. A mostra não possuir caráter seletivo, e busca mapear as obras produzidas no eixo nacional, incentivando os produtores locais a exibirem seus vídeos e manter um diálogo mais aberto com o cenário videoartístico brasileiro, bem como o lançamento do site “Olhar do Vídeo”. A conferência de abertura será com Durvalino Couto apresentando o bate-papo “Quente é Filmar”.
“Desde 2007 estamos trabalhando na produção de mostras de cinema e vídeo em Teresina, pois a produção na cidade, apesar das limitações estruturais ainda existentes, é uma realidade que devemos valorizar e estimular para que seja possível construir uma platéia sólida para consumir, debater e freqüentar os espaços audiovisuais em construção em Teresina seja pelos cineclubes ou iniciativas institucionais. Precisamos construir a cena local, e para isso o público é fundamental, que vem abraçando a idéia e participando tanto como produtor e espectador”. – relata Aristides Oliveira, que juntamente com Roniel Sampaio e Meire Fernandes compõe o Grupo Diagonal.
Fonte: Grupo Diagonal
0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários publicados neste blog usualmente não são, mas podem ser, moderados.
Portanto, seja educado, procure manter-se no assunto da postagem e, por favor, MIGUXÊS NÃO!!!
Tem um blog ou site e quer aproveitar pra fazer seu jabá? Sinta-se à vontade, tanto pra isso quanto pra nos divulgar em seu site! ;-)
Tem alguma mensagem para os autores do blog? Envie email para:
bloghelvetica12@gmail.com