quinta-feira, 30 de julho de 2009

Núcleo do Dirceu nas Terças Cênicas em agosto

O espetáculo Mediatriz, do Núcleo do Dirceu, ocupará durante o mês de agosto a temporada do projeto Terças Cênicas, sempre às 19h, no Theatro 4 de Setembro. Em 2008 a criação foi apresentada no Festival Internacional de Dança do Recife e em maio deste ano foi parte do “CAIXA Mostra DIRCEU”, no Rio de Janeiro, em uma mostra especial dos trabalhos do Núcleo realizada pela Caixa Cultural.

Nos dias 04, 11 e 18 de agosto Mediatriz fará parte de mais uma parceria, dessa vez entre a Fundação Cultural do Piauí e os produtores culturais do Estado, num trabalho conjunto de formação de platéia que caracteriza o “Terças Cênicas”. Mediatriz é um convite para uma viagem conduzida por três dançarinos, realizada a partir de um sistema de operações matemáticas: multiplicação de pés, divisão do corpo ao meio, adição de barrigas, subtração de joelhos.

O espetáculo discute as atuais linguagens da dança, e tem como objetivo trazer novas formas de ver e olhar. Se na matemática, uma mediatriz corta as figuras geométricas de um lado ao outro, Mediatriz “corta” o corpo humano, se utilizando de uma caixa cênica negra, que emoldura pés, pernas, torsos e outras partes do corpo e, como, definem os próprios artistas que o compõem, “fazendo uma dança com a totalidade do corpo sem nunca mostrá-lo por inteiro”.

A dança é geométrica e cria ilusionismos para brincar com as noções de corpo real que possuímos. É uma dança feita de pedaços, vetores, onde as partes falam como um todo. É um olho no buraco da fechadura, um convite para se imaginar o que não é mostrado. Mediatriz propõe sutis fissuras nos códigos de dança já estabelecidos para sugerir uma possibilidade outra de ver o corpo em movimento.

A concepção e criação do espetáculo foi feita pelos intérpretes Elielson Pacheco, Janaína Lobo e Weyla Carvalho, com orientação dramatúrgica de Marcelo Evelin. A criação musical é de Sérgio Matos e Sérgio Donato, com design de luz de Hein Drost, figurino de Layane Holanda e produção de Regina Veloso e Klayton Amorim. Mediatriz foi contemplada com o Prêmio Funarte Klauss Viana de Dança, através de patrocínio Petrobrás, via Lei de Incentivo Federal/Ministério da Cultura.

Um dos pontos fortes do projeto Terças Cênicas, que torna os bons espetáculos acessíveis a um maior número de pessoas, é o preço do ingresso: os valores cobrados são de R$ 5 a meia entrada e R$ 10 a inteira. Para mais informações, o interessado deve contactar 8841 0604 ou acessar o site do Núcleo do Dirceu

Fonte: Assessoria de imprensa do NCD

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog usualmente não são, mas podem ser, moderados.
Portanto, seja educado, procure manter-se no assunto da postagem e, por favor, MIGUXÊS NÃO!!!
Tem um blog ou site e quer aproveitar pra fazer seu jabá? Sinta-se à vontade, tanto pra isso quanto pra nos divulgar em seu site! ;-)
Tem alguma mensagem para os autores do blog? Envie email para:
bloghelvetica12@gmail.com