Nas últimas três residências, os integrantes do Núcleo tiveram a oportunidade de experimentar formas muito peculiares de viver a arte contemporânea, através de olhares e movimentos espalhados pelo mundo afora. A sensibilidade do sulafricano Boyzie Cekwana e sua parceira Melanie Demers (Canadá) deram continuidade a organização e determinação dos registros multimídia de Tamara Cubas (Uruguai), que por sua vez prosseguiu com o engajamento inaugurado pelo paulista Cristian Duarte, o primeiro colaborador.
A quarta residência do ColaboraTóRIO fica a cargo de Denise Stutz, bailarina que inspirou Milton Nascimento a escrever a letra da clássica música “Maria, Maria”(ERRATA). Denise começou sua formação em Belo Horizonte, onde em 1975 foi uma das fundadoras do Grupo Corpo. Trabalhou com Lia Rodrigues como bailarina, professora e assistente de direção, e foi professora do curso técnico da Escola Angel Viana. Em 2003 iniciou um trabalho solo, apresentando-se na Europa e África. Seu solo "DeCor" foi apontado pela crítica como um dos dez melhores espetáculos apresentados no Rio em 2004. No ano seguinte estreou "Absolutamente Só" e em 2007 criou "Estudo para Impressões", estreado em Madri. Em 2008 trabalhou uma releitura dos seus trabalhos em "3 solos em 1 tempo", circulando pelo Brasil e Europa. Recentemente Denise também atuou como uma das preparadoras de elenco da minissérie Capitu, como responsável por aulas de movimento para o elenco.
A artista permanecerá em Teresina por três semanas, trabalhando diariamente com o Núcleo e artistas convidados. Ela chega ao Piauí depois de atuar pelo ColaboraTóRIO com artistas do Rio de Janeiro, que no dia 31 de julho apresentam uma pequena exposição do que foi desenvolvido durante a etapa carioca do projeto, orientados por Denise. “Em Teresina, gostaria de pensar o Colaboratório a partir dos trabalhos que já estão sendo desenvolvidos por aqui. Pensar e refletir a partir da criação deles. Não tenho vontade de levar um projeto meu, mas de fazer exatamente o oposto. Quero primeiro chegar, entender onde o grupo está e a partir daí organizar as três semanas”, planeja a bailarina. Para a realização local do ColaboraTóRio, o Núcleo do Dirceu conta com a parceria da Fundação JET.
Fonte: Assessoria de imprensa do NCD
0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários publicados neste blog usualmente não são, mas podem ser, moderados.
Portanto, seja educado, procure manter-se no assunto da postagem e, por favor, MIGUXÊS NÃO!!!
Tem um blog ou site e quer aproveitar pra fazer seu jabá? Sinta-se à vontade, tanto pra isso quanto pra nos divulgar em seu site! ;-)
Tem alguma mensagem para os autores do blog? Envie email para:
bloghelvetica12@gmail.com