domingo, 28 de junho de 2009

Exposição: Giro: vivências de espaços


Embarcaram no segundo semestre de 2008, rumo a Portugal, sete alunos da Universidade Federal do Piauí selecionados no programa de Bolsas Internacionais de Intercâmbio Estudantil promovido pelo Banco Santander em parceria com a Universidade Federal do Piauí. Com destino a Universidade do Porto - PT os alunos Valério Araújo, estudante de Arquitetura e Urbanismo, e Meire Fernandes, estudante de Artes Plásticas, foram dois dos alunos selecionados para participar do Intercâmbio Luso-brasileiro, 2ª edição. Retornando do intercâmbio após vivências e reflexões compartilhadas, os alunos trazem ao público uma exposição fotográfica como meio de socializar as experiências acadêmicas e culturais vivenciadas em Portugal em viagens realizadas a cidades européias na busca de novos conhecimentos.

Participar de um programa de intercâmbio é bem mais do que ir para outro país para estudar. Para Meire e Valério partir para o Intercâmbio Luso-brasileiro foi um exercício de estar disposto a se transformar, desafiar suas visões de mundo e buscar novas possibilidades, inclusive estéticas. Assim a autêntica finalidade é a de transformação e mudança.

A exposição apresenta um olhar de curiosidade, pesquisa e vontade de dar um novo sentido ao modo de ver e agenciar o espaço praticado. As fotografias escolhidas para a exposição proposta estão relacionadas à arte e arquitetura de Portugal, país onde foi realizado o intercâmbio e mais quatro países visitados: França (Paris), Espanha (Madrid e Barcelona), Holanda (Amsterdam) e Inglaterra (Londres).

As fotografias de Valério Araújo apresentam temática focada nos espaços internos de obras de arquitetura internacional, principalmente as relações geométricas, luz, sombra e volume, discutindo como as pessoas se relacionam com os espaços arquitetônicos. As imagens de Meire Fernandes são inscrições e resquícios da arte urbana: grafites, stencil, adesivos e pinturas; que revelavam em cada cidade cores e formas inesperadas. Características de uma arte efêmera, que instigou a necessidade de registro e apropriações por parte da estudante de Artes Plásticas. Em Giro, percorreremos dois mundos: um de fotografias de espaços internos, em preto e branco com linhas e curvas definidas. O outro, de espaços externos, em cores e formas fluidas.

Intitulada “Giro – vivências de espaço”, a exposição traz no nome um jogo lúdico, que conta também um pouco da cultura portuguesa, pois a palavra “Giro” é uma gíria utilizada em Portugal para retratar algo legal, bonito, interessante. Além de narrar, de forma não linear, um giro por cidades, culturas, espaço que configuram o olhar dos fotógrafos. A exposição “Giro - espaços de vivências” acontecerá nas dependências da Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castelo Branco, no Campus Petrônio Portela, Universidade Federal do Piauí, Teresina. A partir do dia 29 de junho, com lançamento às 18 horas no Hall da Biblioteca Comunitária até às 22 horas do dia 14 de julho.

Fonte: divulgação do evento.

1 comentários:

Anônimo disse...

essa eu confiro nem q eu non queira o.O

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog usualmente não são, mas podem ser, moderados.
Portanto, seja educado, procure manter-se no assunto da postagem e, por favor, MIGUXÊS NÃO!!!
Tem um blog ou site e quer aproveitar pra fazer seu jabá? Sinta-se à vontade, tanto pra isso quanto pra nos divulgar em seu site! ;-)
Tem alguma mensagem para os autores do blog? Envie email para:
bloghelvetica12@gmail.com