quinta-feira, 18 de junho de 2009

Salão de Fotografia de Teresina ’09

Com esse post eu estou basicamente me repetindo, eu sei. Entretanto, Danilo e eu estivemos na abertura do Salão de Fotografia, nessa segunda-feira (15/06/09) e o Helvetica12 tinha de se manifestar a respeito.

O trabalho geral apresentado é bom, entretanto, não é a esse respeito que gostaríamos de falar:


É esse tipo de apresentação que a FCMC prepara pra o Salão, que é, segundo eles mesmo um dos principais eventos da agenda cultural da cidade? Felizmente, acabei não me inscrevendo, pois se visse um trabalho meu ser exposto de maneira tão absurdamente descuidada eu não sei como poderia reagir. Fotos amassadas, mal afixadas, manchadas, postas em paspatures empenados, postas tortas nas paredes e até mesmo rasgadas! Danilo tirou essas fotos (que podem ser vistas em tamanho real) e as postamos no álbum Salão de Fotografia '09 no flickr.

A falta de cuidado e preparo é tão gritante que a fotografia que venceu na categoria Preto e Branco chegou a cair da parede... Estava lá o vencedor de cara no chão. Deprimente! Esta não é a primeira vez que faço objeções ao Salão, pelo andar da carruagem não deverá ser a última.

Teresina e suas autoridades e instituições precisam aprender que cultura e arte não são um trabalho burocrático, que pode ser feito de qualquer jeito ou por qualquer um. Também não é supérfluo como julgam nossos administradores, relegando-as sempre ao último posto de suas prioridades.

A arte exige tanto cuidado quanto a educação, até por que uma só é completa com a outra. Ambas, entretanto, por aqui não tem vez, ou voz!

PS: A exposição, com 100 fotografias selecionadas, fica na Casa da Cultura até o dia 17 de julho, aberta à visitação pública. Vá lá e confira de qualquer modo, há fotografias realmente boas.

PPS: O Danilo conseguiu emplacar duas na categoria Preto e Branco ;)

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog usualmente não são, mas podem ser, moderados.
Portanto, seja educado, procure manter-se no assunto da postagem e, por favor, MIGUXÊS NÃO!!!
Tem um blog ou site e quer aproveitar pra fazer seu jabá? Sinta-se à vontade, tanto pra isso quanto pra nos divulgar em seu site! ;-)
Tem alguma mensagem para os autores do blog? Envie email para:
bloghelvetica12@gmail.com