segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Programadora Brasil

O cinema brasileiro terá como novo palco, -c0mo já haviamos comentado, o auditório do SESC Centro. Sessões as 11:30h, reprise às 18:ooh Segue a programação para o mês de Janeiro e Fevereiro:


28/01 A hora da Estrela - Suzana Amaral, 1985, 96min . Ficção/suspense

Baseado no romance homônimo de Clarice Lispector, é primeiro longa-metragem de Suzana Amaral. Modelo fértil para a história da adaptação cinematográfica brasileira pela forma criativa com que trabalha o discurso literário e sua transposição para o cinema. Narra a tragédia social do retirante nordestino a partir do percurso de Macabéa, uma imigrante alagoana que abandona o Nordeste para viver na metrópole. Alcançou expressiva repercussão e conquistou alguns dos principais prêmios nos festivais de Brasília e Berlim.



29/01 Amarelo Manga - Cláudio Assis, 2002, 100 min. Ficção/drama.

Guiados pela paixão, os personagens de Amarelo Manga vão penetrando num universo feito de armadilhas e vinganças, de desejos irrealizáveis, da busca incessante da felicidade. O universo aqui é o da vida-satélite e dos tipos que giram em torno de órbitas próprias, colorindo a vida de um amarelo hepático e pulsante. Não o amarelo do ouro, do brilho e das riquezas, mas o amarelo do embaçamento do dia-a-dia e do envelhecimento das coisas postas. Um amarelo-manga, farto.


04/02 Samba Riachão - Jorge Alfredo, 2001, 86min. Documentário/suspense

Aos 80 anos de idade, Riachão é o cronista musical da cidade de Salvador, tendo vivenciado todas as transformações pelas quais passou a música popular brasileira e os meios de comunicação no decorrer do século XX. É através das histórias deste cronista que o filme apresenta um relato histórico da MPB.



05/02 Operação Mangueira - Chico Serra, 2005, 16min. Ficção/suspense.

Após invasão da Lapa por um bando de terroristas, boêmio incauto tem uma visão mediúnica de Kid Morengueira, recebendo o velho malandro a missão de acabar com a xavecagem no bairro boêmio. Super bang-bang inspirado nos sambas de breque de Moreira da Silva e Meguel Gustavo




Com que Roupa? - Ricardo van Steen, 1996, 18min. Ficção/suspense.

Um dia na vida de um compositor. Entre brigas de bar, más notícias sobre sua saúde e desencontros com a namorada, Noel Rosa compôs o samba "Com que Roupa ?"



11/02 Do Dia em que Macunaíma e Gilberto Freyre Visitaram o Terreiro da Tia Ciata Mudando o Rumo da nossa História - Sérgio Zeigler e Vitor Ângelo, 1998, 20min. Ficção/suspense.


Com Tia Ciata, Freyre, Macunaíma e samba no nascimento de uma nação


Polêmica - André Luiz Sampaio, 1996, 21min. Ficção/suspense.

Filme musical, chanchada mediúnica e documentário. Dupla de vagabundos recebe os santos Noel Rosa e Wilson Batista. Incorporados, e à solta no carnaval carioca, revivem a famosa e polêmica rivalidade dos anos 30, que inspirou sambas antológicos como Palpite Infeliz, Rapaz Folgado e Feitiço da Vila.



12/02 Fuloresta do Samba - Marcelo Pinheiro , 2005, 26min. Documentário.

O filme mostra a trajetória do músico pernambucano Siba Veloso que abandonou uma carreira já consolidada em São Paulo para ir morar na pequena Nazaré da Mata, zona da mata norte de Pernambuco, onde formou uma nova banda com músicos tradicionais da região que passaram a experimentar a sensação de serem artistas pop, lotando shows e excursionando pela Europa.

2 comentários:

Shenna Rocha disse...

Adorei o conteúdo do blog e a bandeira que levanta: divulgar a (ainda pouca) cultura que acontece no PI e em THE. E eu gostaria muito de seguir o blog, como forma de divulgá-lo através do meu. Mas não encontrei na página o link...
Enfim, o que me importa dizer é que a organização do blog está de parabéns!
Um abraço forte da seguidora.

Anônimo disse...

Ola
gostaria de saber a programação de filmes nacionais do SESC para março, obrigado.
Aristides Oliveira

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog usualmente não são, mas podem ser, moderados.
Portanto, seja educado, procure manter-se no assunto da postagem e, por favor, MIGUXÊS NÃO!!!
Tem um blog ou site e quer aproveitar pra fazer seu jabá? Sinta-se à vontade, tanto pra isso quanto pra nos divulgar em seu site! ;-)
Tem alguma mensagem para os autores do blog? Envie email para:
bloghelvetica12@gmail.com