quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Programadora Brasil chega a Teresina

A Programadora Brasil é um programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, desenvolvido por meio da Cinemateca Brasileira e do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv). Seu objetivo é a disponibilização de filmes e vídeos para pontos de exibição audiovisual (escolas, universidades, cineclubes, centros culturais, pontos de cultura) de circuitos não-comerciais para promover o encontro do público com o cinema brasileiro. Uma ação para formar platéias, fomentar o pensamento crítico em torno da produção nacional, contribuindo com a formação intelectual, social e cultural dos brasileiros. E, em paralelo, para fortalecer iniciativas de difusão cultural similares e/ou complementares à Programadora Brasil.
Desde o seu lançamento em fevereiro de 2007, a Programadora já disponibilizou 494 filmes e vídeos de todos os cantos do país, organizados em 154 programas (DVDs), contendo encartes, valorizando a diversidade e as informações sobre o cinema brasileiro. Um catálogo que tem como destaque programas com conteúdo destinado a todas as faixas etárias e a qualquer perfil de público. São filmes históricos e contemporâneos, curtas, médias e longas-metragens, de todos os gêneros (Animação, Documentário, Experimental e Ficção), que apresentam histórias do imaginário brasileiro e dos seus autores e também histórias que mostram a nossa realidade em seus diversos aspectos.
O SESC Nacional se tornou parceiro ampliando a abrangência do projeto, possibilitando que os filmes cheguem aos quatro pontos do Brasil. Em Teresina o Sesc Centro, sob os cuidados da coordenação de Cultura, disponibilizará de forma qualitativa o acervo de filmes, dois a cada semana e com uma sessão especial por mês com convidados do meio cultural do estado com o intuito de enriquecer a discursão. Para Raimundo Nonato, coordenador do projeto na capital, “ A programadora Brasil tem com principal ação a difusão do cinema brasileiro que sofre com o preconceito, graças ao período da pornochancada e pela falta de uma preocupação com a formação de platéia”, Raimundo Nonato, ainda ressalta a falta de espaço para o cinema nacional nos cinemas de shopping, com exeção daqueles estrelados por atores globais. Pela Programação de Janeiro, podemos esperar grandes experiências cinematográficas durante o ano todo.

Dia 28 teremos A hora da Estrela , um filme de 1985 da diretora Suzana Amaral baseado no livro homônimo de Clarice Lispector. No dia 29 que marca presença é Amarelo Manga, de Cláudio Assis, aclamado pelo publico e contando com as interpretações primorosas de Matheus Nachtergaele , Jonas Bloch , Dira Paes , Chico Diaz , Leona Cavalli. Durante o ano poderemos esperar ainda os melhor longas, curtas e documentários de diretores novos e consagrados como Walter Salles. Carlos Reichenbach. Glauber Rocha entre outros. Por isso reserve lugar na sua agenda para essa viajem ao mundo do cinema nacional.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog usualmente não são, mas podem ser, moderados.
Portanto, seja educado, procure manter-se no assunto da postagem e, por favor, MIGUXÊS NÃO!!!
Tem um blog ou site e quer aproveitar pra fazer seu jabá? Sinta-se à vontade, tanto pra isso quanto pra nos divulgar em seu site! ;-)
Tem alguma mensagem para os autores do blog? Envie email para:
bloghelvetica12@gmail.com