quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A UFPI pede socorro! - Por Valéria Silva*

(VS, 03/11/2009, às 09:42:00)

Caro/a leitor/a, sem surpresa ou sobressalto tenho lido num jornal local os inflamados apelos públicos do vice-reitor da UFPI, sugerindo e nominando, por fim, quão golpista, autoritária, cega, surda, reacionária, agressora, desleal, teimosa, anti-democrata, anacrônica, caprichosa, ilegal ... ufa!... é a postura administrativa do reitor da UFPI. No colóquio de alta classe, o magnífico também não se apequena: contra-ataca, apontando, textual ou indiretamente, que o seu vice é interesseiro, contraditório, hostil, bélico, furioso, mesquinho, individualista, politiqueiro, contrário à UFPI e agressor da lei e da moral. Rememore comigo: trata-se de um diálogo público entre dois doutores da academia, ocupantes dos cargos administrativos máximos da UFPI. Convenhamos: como pessoas públicas, protagonizam um vexame; como administradores, se descredenciam aos olhos de todo/as; como educadores, oferecem um péssimo exemplo.
*
Desse espetáculo deprimente, incrédulo/a leitor/a, creio só podermos chegar a duas óbvias conclusões: a primeira, os contendedores devem estar corretos na avaliação que fazem um sobre o outro. Tiveram tempo e oportunidade ideais para se conhecerem, pois nada mais recomendável que a intimidade do poder para facultar a exata aferição sobre a índole de cada um/a, como ensinou Maquiavel, indispensável nesses tempos. Segunda conclusão, mais do que nunca, a UFPI corre perigo. A institucionalidade encontra-se em desmanche, sendo moldada aos interesses particulares, hoje reinantes. Na UFPI vige a anomia, também visível no fato de suas lideranças acadêmicas máximas digladiarem-se com tamanho despudor, vituperando o impensável, apelando ao flagrante desrespeito a todo/as e a cada um/a, à sociedade piauiense. Projetemos - eu e você -: se se portam assim publicamente, como se conduzirão esses senhores no recôndito dos gabinetes, dos conselhos deliberativos e comissões diversas, as quais controlam com mão de ferro? Reflitamos: é possível confiar na sensata ação de líderes desse quilate? Certamente, não.
*
Dileto/a leitor/a, é de domínio público que, além da guerrinha desmoralizante dos seus gestores, a UFPI enfrenta atualmente um sem-número de graves problemas: processos judiciais-administrativos contra a reitoria e seus assessores, turbulências na Copese, dificuldades com a agenda do REUNI, inoperância na EAD, quebra de regimentos internos, exorbitância no desempenho de cargos e funções etc. e isso que assistimos é a ‘arrojada’ iniciativa tomada pelos atuais gestores. É inacreditável. É lamentável. É inaceitável.
*
Não obstante a gravidade dos fatos, sem perder a indignação, conservo-me serena. Apresso-me, entretanto, em dizer que a minha fleuma decorre da constatação de que nenhuma das ‘revelações’ do vice-reitor desnuda qualquer novidade. Eu e muitos outros desta comunidade universitária experimentamos na pele e cotidianamente os efeitos deletérios de uma gestão soberbamente qualificada pelos adjetivos apontados. Diria mais: profundamente movida por interesses particularistas e marcada pela perseguição sem trégua àqueles que dela discordam. O exemplo mais recente de tal proceder foi a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao Sr. Hugo Napoleão e o conseqüente tratamento dispensado aos estudantes que denunciaram o nonsense. Não me sobressalto também porque, por outro lado, identifico, de longe, táticas e estratégias plenas de pragmatismo adotadas pelo vice quando objetiva encurtar o caminho que o separa de seus interesses de poder e vaidade. Portanto, leitor/a, egos e interesses em rota de colisão não levariam a nenhum outro lugar senão ao desfecho ocorrido, típico das venenosas intrigas palacianas na disputa por nacos do império. Era o plenamente esperado.
*
De todo modo, os textos das autoridades acadêmicas serviram para algo: as práticas aludidas deixam ver traição e desmoralização de parte a parte. Decerto, permanece na sua memória que esse vice não é o primeiro abatido em plena decolagem. A pequena biografia política do reitor está prenhe de oportunidades em que humilhou aliados de sangue, que a ele renderam o seu apoio, seus votos – em alguns casos, suas dignidades - e, depois, foram esmagados. Quanto ao atual vice, na última eleição para reitor - perseguindo aquilo que intentava consubstanciar como carreira de líder na UFPI – tramou contra a resistência política, da qual alardeava fazer parte, historicamente comprometida com as lutas por uma universidade pública, democrática, transparente, ética e de qualidade. Durante a campanha deixou que os princípios da boa política descessem ao chão e fossem suplantados pelo desespero ímpar de servir a qualquer custo, para merecer um lugar no seleto clube do mandonismo, bem ao estilo apontado por Etienne de La Boétie. Distinguindo no horizonte apenas o lampejo do seu desejo mais particular, espantado/a leitor/a, o vice juntou-se ao que de pior existia em termos de política universitária, ensejando, inclusive, o revigorar, pelo efeito Fênix, de forças políticas atrasadas, então já descartadas do nosso convívio. Obediente aos seus senhores de então, rapidamente aprendeu a dizer inverdades sobre seus ex-companheiros e a sustentá-las em discursos públicos olhando firmemente nos olhos de seus pares. Detratou pessoas e coletivos que lhe haviam providenciado abrigo por décadas no contexto da luta por uma UFPI renovada. Mas, assentado em pés de barro, pouco andou e agora, defenestrado do bloco do mando, ridicularizado nos círculos do poder, foi rejeitado também por seus amigos-aliados de Centro (CCHL) da última campanha, ora fidelizados ao reitor e às regalias da situação. Hoje o vice lidera o séquito de um homem só.
*
Já abusando da sua paciência, tolerante leitor/a, digo-lhe, finalmente, que o quadro geral nos impõe uma contingência inarredável: a UFPI pede socorro e a nós todo/as cabe responder a esse chamado urgente e dramático. A comunidade universitária, os vestibulandos, os estudantes secundaristas, as entidades de classe, o movimento social, a mídia, os governantes e a sociedade piauiense estão, mais do que nunca, instados a se preocupar seriamente com os destinos da UFPI, se não quisermos perdê-la irremediavelmente para os propósitos mesquinhos dos oportunistas de plantão, do passado e do presente, de todos os matizes e discursos. Afinal, nas razões pelas quais se movem e nas práticas que adotam, ameaçam igualmente a UFPI como patrimônio do povo brasileiro e piauiense. Do presente e do futuro.
*
*Dra. em Sociologia Política. Professora da Graduação em Serviço Social; do Mestrado em Antropologia e do Mestrado em Políticas Públicas-UFPI.

1 comentários:

Anônimo disse...

Não conseguir ler até agora uma análise mais consistente e significativa sobre essa pataquada que ocorre no interior de nossa instituição.
belo texto!

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog usualmente não são, mas podem ser, moderados.
Portanto, seja educado, procure manter-se no assunto da postagem e, por favor, MIGUXÊS NÃO!!!
Tem um blog ou site e quer aproveitar pra fazer seu jabá? Sinta-se à vontade, tanto pra isso quanto pra nos divulgar em seu site! ;-)
Tem alguma mensagem para os autores do blog? Envie email para:
bloghelvetica12@gmail.com