quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Popciência: A festa do ladrão de sonhos

Esta semana resolvi falar um pouco sobre Ivan Ângelo. Mineiro, jornalista, escritor, nascido em 1936, este senhor ainda espera ser descoberto pelas massas, e estas necessitam conhecê-lo urgentemente para se afastar um pouco do festival de mediocridades que tomou conta dos meios de comunicação, da música, e, por que não dizer, da educação brasileira. Quando falo da necessidade do povo entrar em contato com sua obra, não é apenas uma opinião pessoal. Por exemplo: digite no Google o nome do ator e você verá o quão respeitado é seu trabalho entre jornalistas, literatos e apreciadores da leitura em geral. Seu livro “A Festa”, de 1976, é exigido em muitos vestibulares Brasil afora.

Mas nada do que se diga dá idéia da riqueza do seu trabalho. O primeiro livro de Ivan que eu li foi “O ladrão de sonhos e outras histórias”, uma seleção de contos. Na verdade, eu cometi um crime: estava numa biblioteca da escola onde minha mão lecionava e me deparei com aquela capa. Eu estava começando a tomar gosto pela leitura de livros, impulsionado pelos quadrinhos e pelas revistas de música. Não resisti e escondi o livro embaixo da camisa e fui para casa. Na verdade, só o li quase um ano depois. E como me arrependo. A narrativa é direta, simples, mas sem ser popularesca, fútil. A construção dos personagens, a carga psicológica que envolve cada conto prende o leitor do início ao fim. São contos independentes, mas de certa forma interligados, como fossem acontecimentos simultâneos no dia-a-dia de pessoas totalmente diferentes. Quando assisti a “Crash – No Limite”, lembrei imediatamente deste livro. O garoto que entra na gaiola para compreender o significado da privação da liberdade, os ex-hippies que formavam um triângulo amoroso, o homem sem memória perdido nas rodoviárias, o ladrão de sonhos, o adolescente que pula o muro para se encontrar com a vizinha mais velha, todos são personagens que poderiam muito bem figuras no filme de vida real, entre nó, e, aliás, poderiam até ser um de nós; cada um deles pode ser visto como uma metáfora para o comportamento humano: o medo de ser apanhado, de perder a memória, de ser condenado pelo passado, o primeiro amor, a inteligência a serviço do mal, a dependência do emprego num escritório. Tudo é narrado com uma fluência quase musical, o que me faz sempre comparar as obras de Ivan com aquele disco que volta e meia você tem vontade de ouvir.

Mas a obra-prima do autor é, sem dúvida, “A Festa”. Ambientada no ano de 1970, a história tem como pano de fundo um embate entre a polícia da ditadura e grupo de retirantes nordestinos, onde direta ou indiretamente os personagens do livro se envolvem. A narrativa é reflexo da formação literária do autor, grande apreciador dos clássicos de Alexandre Dumas e Vitor Hugo. Os capítulos são direcionados aos personagens mais marcantes da historia; inicialmente pode parecer fragmentado demais, mas à medida que a os fatos se desenrolam, as vidas vão se entrelaçando de uma forma que não deixam você largar o livro. Além de ser uma leitura extremamente agradável, a reconstrução da época é perfeita, até por que foi um momento que o autor vivenciou. A descrição das ações do governo para conter os “subversivos” tornaram Ivan um possível alvo dos órgãos censores, pois a realidade é mostrada nua e crua, sem aquele espírito “90 milhões em ação”, “ordem e progresso”, “ame-o ou deixei-o” e “salve a seleção” que a ditadura fazia questão de passar e que muitos brasileiros aceitavam, ou por que eram obrigados, ou por que não queriam se intrometer. O advogado medíocre, o jornalista idealista, o ex-cangaceiro, a colunista mal-amada, o operário que tem a mão esmagada, o casal idoso que vive às voltas com a morte, são figuras ímpares, cada um com sua conduta e sua própria moral. Uma obra não menos que genial.

A geração de Ivan Ângelo nos deu outros grandes autores, como Inácio de Loyola Brandão, Nirlando Beirão, Zuenir Ventura, dentre outros. Por um motivo ou outro, por um livro ou outro, alguns destes ficaram mais “pop” do que Ivan. Mas mente iluminada deste escritor deu à nossa literatura alguns de seus melhores capítulos. Não querendo desmerecer os outros, mas fiquei um tanto decepcionado quando, há alguns anos atrás, no Circuito Cultural Banco do Brasil, aqui em Teresina, numa palestra sobre crônicas, da qual participava Ivan Ângelo, poucas pessoas o conheciam e o cumprimentavam por seu trabalho. Talvez porque a platéia estivesse repleta de estudantes de jornalismo e todos quisessem mostrar que haviam lido a história de Chico Mendes, de um dos autores citados, para demonstrar sua pseudo-intelectualidade, talvez por que não era um rosto conhecido. Eu falei com o cara e ele é legal. Meninos e meninas leiam “A Festa”, por favor! É para o bem de vocês...

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog usualmente não são, mas podem ser, moderados.
Portanto, seja educado, procure manter-se no assunto da postagem e, por favor, MIGUXÊS NÃO!!!
Tem um blog ou site e quer aproveitar pra fazer seu jabá? Sinta-se à vontade, tanto pra isso quanto pra nos divulgar em seu site! ;-)
Tem alguma mensagem para os autores do blog? Envie email para:
bloghelvetica12@gmail.com