quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Mostra de Cultura Popular promove debates e oficinas

Com a proposta de promover pesquisa, estudo, produção, contextualização, divulgação e fomento das manifestações folclóricas e da cultura popular de Teresina, a Prefeitura Municipal por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, realiza a I Mostra de Cultura Popular – Ano Fontes Ibiapina-, no período de 17 a 21 de agosto, na Casa da Cultura, localizada na Praça Saraiva, Centro da cidade.

Essa primeira edição da Mostra presta uma homenagem ao jurista escritor e pesquisador da cultura popular Fontes Ibiapina. “A cada ano vamos destacar uma personalidade que tenha contribuído para o fortalecimento da identidade cultural de Teresina”, afirma Vagner Ribeiro, coordenador da Divisão de Cultura Popular da Fundação Monsenhor Chaves.

Durante uma semana, a I Mostra de Cultura Popular vai oferecer palestras com pesquisadores, conversas com mestres de cultura, oficinas, exposições, shows e apresentações culturais. A abertura será dia 17 de agosto, no auditório da Casa da Cultura, às 10h, com a palestra “Identidade Cultural no Nordeste”, que contará com a presença do músico Xangai e do professor Cineas Santos, presidente da Fundação Monsenhor Chaves.

A programação de palestras, sempre às 10 horas, no auditório da Casa da Cultura, segue na terça-feira, dia 18, com a professora Cecília Mendes falando sobre “A Contação de Histórias”; na quarta-feira, dia 19, com o professor Enéas Barros falando sobre o homenageado da Mostra, Fontes Ibiapina; na quinta-feira, dia 20, com o Drº Leandro Fernandes e Wilson Seraine falando sobre “Lampião e Luiz Gonzaga”; e na sexta-feira, dia 21, com Pedro Costa falando sobre “Chico dos Romances”.

No horário das 14 às 16 horas, de 17 a 21 de agosto, serão realizadas as oficinas de Confecção de Pífanos com Mestre Cledomilton da Banda de Pífanos, de Dança Popular com o coreógrafo Sidh Ribeiro do Balé da Cidade de Teresina e oficina de Brinquedos Populares com a professora Marilene. Essas oficinas serão realizadas simultaneamente em espaços diferentes da Casa de Cultura e estão com inscrições abertas e gratuitas até esta sexta-feira, dia 14, podendo ser efetuadas na sede da Fundação Monsenhor Chaves, das 08 às 13h, ou pelo telefone 3215-7815.

Ainda na segunda-feira, dia 17, será realizada a Conversa no Terreiro, no Pátio da Casa da Cultura, a partir das 18 horas. Nessa ocasião, música popular e bate-papo serão combinados durante apresentação do músico Xangai. Nos demais dias de Mostra, a Conversa no Terreiro, sempre às 18 horas, na Casa da Cultura, contará com a presença de Pedro da Rabeca e Vagner Ribeiro na terça-feira (dia 18), Cleide Fernando tratando das Lendas Piauienses na quarta-feira (dia 19), Dílson Tavares discutindo os 100 anos de Patativa do Assaré na quinta-feira (dia 20) e, para encerrar a Mostra, no dia 21, a Conversa no Terreiro recebe Agenor Abreu, Forró de Candieiro, Mestre Beija e Anjo de Abreu.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog usualmente não são, mas podem ser, moderados.
Portanto, seja educado, procure manter-se no assunto da postagem e, por favor, MIGUXÊS NÃO!!!
Tem um blog ou site e quer aproveitar pra fazer seu jabá? Sinta-se à vontade, tanto pra isso quanto pra nos divulgar em seu site! ;-)
Tem alguma mensagem para os autores do blog? Envie email para:
bloghelvetica12@gmail.com