segunda-feira, 27 de julho de 2009

“Os Cegos”

Estréia amanhã (28/07) as 19 horas no auditório Alvaro Salmito localizado no SESC- Centro na av. Maranhão.nº 110, a peça “Os Cegos” de Michel de Ghelderode, tragicomédia inspirada nas pinturas de Pieter Brughel, o Velho, artista belga-holandês. O espetáculo teatral “Os Cegos” é uma reflexão sobre a cegueira da alma humana. A montagem será realizada numa produção coletiva que terá a Direção de W. Salmito com a participação dos Atores Waldílio Siso, Clóvis Monturil, Sanção Silva e Herbert Costa. A idéia deste espetáculo surgiu com a reunião sistemática nas teças e quinta-feiras, no SESC da Av. Maranhão, com o objetivo de criar um Grupo de Estudo em Teatro. Este Grupo pretende montar uma peça de Teatro de Rua, uma para o público Infantil, fazendo um total de três peças no segundo semestre de 2009. O texto de Michel de Ghelderode trata da aventura de três cegos a caminho de Roma, onde esperam ser agraciados com um milagre do Papa que lhes trará a visão. No caminho, alguns percalços alertados por um caolho que é ignorado pelos viajantes e até caçoado por eles. Michel de Ghelderode é o pseudônimo do belga Adhémar Martens (1898-1962), um escritor nascido em Bruxelas, em 3 de abril de 1898, numa família de origem Flamenga. Alfabetizado em francês, teve uma educação marcada pela figura austera de um pai muito autoritário e pelos versos terrificantes de uma mãe supersticiosa. Foi um adolescente tímido e solitário, de saúde frágil, enfrentando constantes crises de asma, que se repetiriam por toda a vida. Aos 16 anos, a tragédia de ser atacado pelo tifo o faz experimentar a proximidade da morte. Essa experiência estará presente ao longo de sua obra. Seu teatro sempre irá explorar a condição humana em todo seu horror e crueldade.


Ghelderode viveu na obscuridade até 1949, quando ganhou vários prêmios com a produção de D´enfer de Fastes. Mas o escritor teria preservado para sempre sua privacidade. Ghelderode viveu uma vida de solidão, recolhimento e meditação, reservando espaço apenas para sua arte brilhar. Foi assim que morreu, em 1962.

Ao contrário de sua vida feita de quietude e fragilidade, a obra de Michel de Ghelderode é vital, polêmica, explosiva. O autor de sucessos como "Os Cegos", "O Cavaleiro Bizarro" e "Escola de Bufões", diversas vezes provocou público e crítica, abordando, sem receio, desde os temas bíblicos até enredos comuns ao teatro medieval. Seu trabalho revela influências do teatro de fantoches, da commedia dell´arte, do expressionismo. As obras freqüentemente transitam pelos extremos da experiência humana, da morte. Seus temas prediletos envolvem também a exaltação religiosa, trabalhando seus personagens sempre próximos de um êxtase místico.

Ficha Técnica

Direção: W. Salmito
Cenário: Wilson Costa
Figurino: Herbert Costa e Danilo Medeiros, com Supervisão de Wilson Costa;
Iluminação: Waldílio Siso, com a Supervisão de Assaí Campelo;
Sonoplastica: Clóvis Monturil, com a Supervisão de W. Salmito;

Elenco


Sanção Silva que interpreta Lamprido (O caolho, rei do país dos fossos);
Waldílio Siso que interpreta De Witte (primeiro cego);
Clóvis Monturil que interpreta De Strop (segundo cego);
Herbert Costa que interpreta Den Os (o tereciro cego)

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog usualmente não são, mas podem ser, moderados.
Portanto, seja educado, procure manter-se no assunto da postagem e, por favor, MIGUXÊS NÃO!!!
Tem um blog ou site e quer aproveitar pra fazer seu jabá? Sinta-se à vontade, tanto pra isso quanto pra nos divulgar em seu site! ;-)
Tem alguma mensagem para os autores do blog? Envie email para:
bloghelvetica12@gmail.com