sexta-feira, 31 de julho de 2009

I Festival de Música de Teresina

No período de 3 a 9 de agosto, Teresina recebe o I Festival de Música de Teresina, que será aberto nesta segunda-feira, 3, às 19h, na Casa da Cultura com um concerto da Orquestra Sinfônica de Teresina.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, o Festival terá a presença de Ney Conceição, o baterista Kiko Freitas, Gedeão Lopes, dentre outros nomes do cenário musical brasileiro. O festival oferece programação gratuita, recitais e diversos cursos na área musical.

Segundo Erisvaldo Borges, da FCMC, são 21 instrutores, sendo 14 oriundos de outros estados. "O festival superou as expectativas, pois, todas as vagas oferecidas foram preenchidas e houve cadastro de reserva. Essa grande demanda é uma prova da atuação das escolas de músicas espalhadas pela cidade, pois a música está presente nas escolas públicas municipais, na Universidade Federal do Piauí, Casa da Cultura, Teatro do Boi, Teatro João Paulo II, além de projetos sociais, como o Música para Todos", destaca Erisvaldo.

Além das oficinas, o teresinense terá oportunidade de assistir a 19 concertos, que ocorrerão nas mais diferentes regiões da cidade. Na Casa da Cultura, no horário das 8h às 11h, serão ministrados os cursos de Música de câmara, clarineta, apreciação musical e formas musicais. No mesmo horário, no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, os inscritos farão cursos de sax-improvisação, pedagogia musical e oficina de choro. Já na Escola de Música de Teresina, haverá cursos de piano, canto e percussão.

Na parte da tarde, das 14h às 17h, a Casa da Cultura recebe os professores para os cursos de violoncelo, violino e violão. Já na Escola de Música de Teresina, cursos de guitarra, baixo e bateria; e no Teatro João Paulo II será ministrado o curso de metais.

Durante uma semana, os teresinenses vão conferir concertos especiais. No Centro de Formação Professor Odilon Nunes, haverá , a partir das 11h, concertos da Orquestra de Violões (dia 4), Camerata Teresina (dia 6) e recital com alunos da oficina de choro (dia 8). No Shopping da Cidade, serão realizados concertos na quarta-feira (dia 5) da Banda Sinfônica 16 de Agosto e no dia 7, show com a Banda Luiz Gonzaga.

No período da noite, os concertos e recitais ocorrerão no Teatro João Paulo II. No dia 4, o show será com Sérgio Barrenechea (flauta) e Wellington Santos (piano). No dia 5, Gedeão Lopes (trompete) e Paulo Pedrassoli (violão), no dia 6, será a vez de conferir o talento de Cristiano Alves ( clarineta), com a participação de Sérgio Barrenechea (flauta) e Wellington Santos (piano), Nelson Faria (guitarra), Ney Conceição (baixo) e Kiko Freitas (bateria).

Na sexta-feira, dia 7, haverá recital com Bobó (Oboé), acompanhado de Sérgio Barrenechea (flauta) e Wellington Santos (piano) e o “Duo Terra Brasilis” com Fernando Cupertino (voz) e Consuelo Quireze (piano). No sábado, dia 8, recital com Mariana Salles (violino) e Wellington Santos (piano) e Alceu Reis (violoncelo) e Wellington Santos (piano).

O encerramento, no Teatro João Paulo II, ocorrerá no domingo, dia 9, a partir 9h, com Palestra sobre a Vida e a Obra de Heitor Villa-Lobos, recital com professores do I Festival de Violão de Teresina, a partir das 10h e confraternização a partir das 11h.

Fonte: Fundação Cultural Monsenhor Chaves

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog usualmente não são, mas podem ser, moderados.
Portanto, seja educado, procure manter-se no assunto da postagem e, por favor, MIGUXÊS NÃO!!!
Tem um blog ou site e quer aproveitar pra fazer seu jabá? Sinta-se à vontade, tanto pra isso quanto pra nos divulgar em seu site! ;-)
Tem alguma mensagem para os autores do blog? Envie email para:
bloghelvetica12@gmail.com