segunda-feira, 13 de julho de 2009

Casa da Cultura com quinzena de clássicos do cinema

A partir desta segunda-feira,13, até o dia 24 de julho, o Clube de Vídeo de Teresina leva o melhor do cinema para a Casa da Cultura com a exibição de grandes clássicos da sétima arte através de uma parceria com o Sesc. As sessões são gratuitas e iniciam às 18h, com debate após os filmes.

O Festival de Clássicos do Cinema acontece em uma parceria com o Sesc, com a exibição de filmes do acervo da biblioteca complementar de estudo estético do cinema do Século XX. Para o coordenador de educação e cultura do Sesc-Piauí, Giordano Bruno, a iniciativa vem para fomentar os cinéfilos e as pessoas que tem curiosidade de conhecer mais da sétima arte. “Nada melhor do que começar com os clássicos, os filmes mais digeríveis para os iniciantes”, relata.

De acordo com a programação, a primeira semana começa com “Juventude Transviada”, um clássico da década de 50 estrelado por James Dean, com direção de Nicholas Ray, exibido no dia 13, segunda-feira. Na terça-feira, 14, será a vez do italiano “Ladrões de Bicicleta”, com direção de Vittorio de Sica, de 1948.

Na quarta-feira, 15, o clássico francês “Jules e Jim, uma mulher para dois”, de 1961, de François Truffaut, vai encantar o público. Na quinta-feira, 16, é a vez do filme americano “Matar ou Morrer”, de Fred Zinnemann e, na sexta-feira, 17, o musical “Cantando na Chuva”, de Gene Kelly e Stanley Donen.

A Casa da Cultura, casarão do século XIX, antiga residência do Barão de Gurguéia, é mantida pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Ela fica localizada na Rua Rui Barbosa, 348, na Praça Saraiva, no Centro da cidade.



Confira a programação:



13- [segunda-feira]- Juventude Transviada- Drama 111 minutos (EUA): 1955 Direção: Nicholas Ray

Elenco- James Dean (Jim Stark), Natalia Wood (Judy), Sal Mineo ( Jonh Crawford), Dennis Hopper (Goon)-

Sinopse - Jim Stark (James Dean) é um encrenqueiro, que fez os pais se mudarem de uma cidade para outra até se fixarem em Los Angeles, que é preso de madrugada por embriaguez e desordem. No distrito policial está Judy (Natalie Wood), uma jovem que está revoltada com o pai, que a chamou de vagabunda imunda por ter se maquiado. Lá está também um rapaz, John Crawford (Sal Mineo), mais conhecido como Platão, que atirou em alguns cães. Um compreensivo policial entende que Jim recebe em casa apenas um amor superficial dos seus pais, e que Jim nunca aceitou que seu pai seja totalmente submisso à sua mãe. Enquanto Jim espera na delegacia pelos pais, que tiveram de cancelar um compromisso social para tirá-lo da prisão, ele tem um rápido contato com Judy e Platão. Após ser libertado parecia que tudo estava resolvido, mas ao tentar fazer amizade na manhã seguinte com sua jovem vizinha, a própria Judy, cria um desentendimento com Buzz (Corey Allen), que namora Judy e é o líder de uma gangue do colégio. Esta rivalidade vai gerar algumas situações com trágicas conseqüências.



14 - [terça-feira] - Ladrões de bicicleta – Drama 90 minutos (Itália): 1948 Direção: Vittorio De Sica- Elenco- Lamberto Maggiorani (Antonio Ricci), Enzo Staiola (Bruno), Lianella Carell (Maria)- Sinopse- Em Roma um trabalhador de origem humilde, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), é razoavelmente feliz e trabalha para sustentar a família. Precisando ter uma bicicleta para pegar um emprego, com sacrifício ele consegue recuperar a sua bicicleta, que estava empenhada. Entretanto ela é roubada, para seu desespero. Juntamente com seu filho Bruno (Enzo Staiola), Antonio a procura pela cidade. Como não consegue encontrá-la, ele resolve cometer o mesmo crime.



15 - [quarta-feira] - Jules e Jim, uma mulher para dois – Drama 104 minutos (França): 1964 Direção: François Truffaut – Elenco- Jeanne Moreau (Catherine), Oskar Werner (Jules), Henri Serre (Jim)- Sinopse- Paris, início do século XX. Jules (Oskar Werner), um judeu-alemão tímido, e Jim (Henri Serre), um francês extrovertido, se tornam grandes amigos. Eles têm muitos dos mesmos interesses, entretanto procuram alcançá-los de forma bastante diferenciada. Em uma viagem para uma ilha um pouco distante da Grécia, eles vêem uma estátua com um sorriso sem igual e quando voltam à Paris conhecem Catherine (Jeanne Moreau), que se parece com a escultura. Logo os três boêmios se tornam um trio inseparável e eles têm muitos momentos agradáveis em passeios de bicicletas ou idas à praia. Enquanto o cenário político mundial estremece com a possibilidade da Primeira Grande Guerra, eles estão determinados em aproveitar a vida ao máximo e viver para o momento. Jules se apaixona por Catherine e implora a Jim que a deixe cortejá-la e não interfira. Jim concorda, então o trio vai para o sul da França, onde eles tem primorosas férias. Jules propõe casamento a Catherine, que aceita. Um pouco depois de retornarem a Paris eclode a Primeira Guerra Mundial. Assim Catherine e Jules vão para à Alemanha e os dois homens combatem em lados opostos da guerra. Após o armistício, Jules encontra Jim e pede para ele ir visitá-los em sua casa, um chalé no Rhineland. Jules e Catherine têm uma filha de cinco anos, Sabine (Sabine Haudepin). Jim pode ver imediatamente que o matrimônio está em crise. Catherine fala de todos os seus amantes para Jim, mas Jules quer manter o casamento a todo o custo, apesar do caso dela com Albert (Boris Bassiak), um outro amigo. Quando Jules decide que se ele não pode ter Catherine o melhor amigo dele deve tê-la, ele dá a sua aprovação para eles terem uma ligação. Jules se divorcia de Catherine e assim ela e Jim podem se casar, mas após algum tempo Jules quer vê-la imediatamente. Jim tem que voltar a Paris para um negócio e acaba se reencontrando com Gilberte (Vanna Urbino), uma antiga amante. Isto afeta de forma profunda sua relação com Catherine, mas muitas coisas mais iriam acontecer.





16 [quinta-feira] - Matar ou Morrer - Faroeste 84 minutos (EUA): 1952 Direção: Fred Zinnemann – Elenco- Gary Cooper (XerifeWilKane),ThomasMitchell (JonasHenderson), LloydBridges (HarveyPell), KatyJurado (Helen Ramirez)- Sinopse- Will Kane (Gary Cooper) é um xerife que fica sabendo na hora de seu casamento que ao meio-dia chegará um trem trazendo Frank Miller (Ian MacDonald), um criminoso que mandou para a cadeia e planeja se vingar. Apesar de Amy (Grace Kelly), sua noiva quaker, argumentar que devem ir embora, ele acha que fugirá para sempre se não enfrentar a situação. A população (com raras exceções) se refugia sem ajudá-lo, apesar dele pedir aos cidadãos para enfrentarem o pistoleiro e seus cúmplices.



17- [sexta-feira] - Cantando na Chuva – Musical 118 minutos (EUA): 1952 Direção: Gene Kelly e Stanley Donen - Elenco- Gene Kelly (Don Lockwood), Donald O'Connor (Cosmo Brown), Debbie Reynolds (Kathy Selden)- Sinopse - Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas inclusive apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada.



20- [segunda-feira]-A Dama de Shanghai – Suspense 87 minutos (EUA): 1947 Direção: Orson Welles - Elanco- Rita Hayworth (Elsa Bannister), Orson Welles (Michael O'Hara), Everett Sloane (Arthur Bannister) – Sinopse- Michael O'Hara (Orson Welles) é um marinheiro que vê a bela Elsa Bannister (Rita Hayworth) passeando de charrete no parque. Ele a ajuda quando ela é assaltada por três homens, levando-a até seu carro. No dia seguinte Michael recebe a visita de Arthur Bannister (Everet Sloane), marido de Elsa e um advogado criminalista consagrado, que deseja que ele trabalhe em seu iate durante uma viagem que o casal fará. Inicialmente relutante, Michael aceita o trabalho devido à atração que sente por Elsa. Na viagem também está George Grisby (Glenn Anders), sócio de Arthur, que oferece a Michael US$ 5 mil caso ele o mate.



21 –[terça-feira] - Morangos Silvestres - Drama 91 minutos (SUE): 1957 Direção: Ingmar Bergman – Elenco- Vitor Sjostrom ( Dr. Isak Borg), Ingrid Thulin (Marianne Borg), Bibi Anderson (Sara)- Sinopse- O velho professor Isak Borg viaja de carro para uma universidade para receber uma homenagem. No caminho, depara-se com estranhos e parentes, o que faz ele reviver velhos momentos de sua vida e tentar descobrir o significado de estranhos sonhos que vinha tendo.



22- [quarta-feira] - Matar ou Correr- Comédia 87 mim (Brasil): 1954 Direção: Carlos Manga – Elenco- Oscarito (Kid Bolha), Grande Otelo (Cisco Kada), José Lewgoy (Jesse Gordon), John Herbert (Bill)- Sinopse- No velho oeste, a pequena City Down recebe a visita de dois vigaristas atrapalhados, Kid Bolha e Cisco Kada, e numa confusão um deles acaba se tornando o xerife do local.





23- [quinta-feira] - Sindicato de Ladrões- Drama 108 minutos (EUA): 1954 Direção: Elia Kazan- Elenco- Marlon Brando (Terry Malloy), Karl Malden (Padre Barry), Lee J. Cobb (Johnny Friendly) – Sinopse - Johnny Friendly (Lee J. Cobb) é um gângster que atua nas docas de Noa Yorl. Ele é também o chefe do sindicato, sendo assessorado por Charley Malloy (Rod Steiger), um vil advogado. Os dois usam um ex-boxeador, Terry Malloy (Marlon Brando), que é irmão de Charley, para atrair Joey Doyle (John F. Hamilton) até o telhado, onde dois capangas de Friendly o empurram para a morte. O motivo do assassinato era que assim ele nada falaria para a comissão do crime, ou seja, era um delator, e para aqueles que controlavam o sindicato merecia morrer. Terry atraiu Joey com uma certa dose de inocência, pois acreditava que os capangas iam só dar uma "prensa" nele. Edie Doyle (Eva Marie Saint), a irmã do homem assassinado, demonstra toda a sua revolta quando o padre Barry (Karl Malden) dava os últimos sacramentos para Joey. No dia seguinte Glover (Leif Erickson) e Gillette (Martin Balsam), dois membros da comissão que investiga o crime nas docas, quer interrogar Terry, mas ele diz que não tem informação para lhes dar. Logo Terry conhece Edie e começa a se sentir responsável pela morte de Joey. O padre Barry cede os fundos da igreja para os portuários se reunirem com segurança e para ver o que está acontecendo. Charley diz a Terry para que vá à reunião e lá o padre pergunta quem matou Joey Doyle. O medo faz todos silenciarem. Não tendo conseguido nada e estando prestes a encerrar a reunião, os capangas de Johnny começam a quebrar os vidros da igreja. Os poucos que tiveram coragem de ir eram atingidos por golpes de canos ou tacos de beisebol, quando saiam da igreja. Barry jura para "Kayo" Dugan (Pat Henning), um dos portuários com maior representatividade, que não irá se intimidar com tal agressão. Paralelamente nada acontece com Edie, que foi retirada da igreja por Terry. Os dois conversaram, mas o pai dela odiou saber que sua filha estava com o irmão de Charley. Ele está ansioso para que sua filha volte para o colégio, mas ela diz que não partirá até a morte do irmão ser esclarecida. Edie reencontra Terry e, apesar de ter várias coisas nele que a desagradem, há algo que não consegue definir. Porém algo deixa a situação muito tensa, pois Dugan coopera com a comissão mas, enquanto trabalhava, um engradado "acidentalmente" cai em cima dele, matando-o.



24-[sexta-feira]- Laura- Policial 85 minutos (EUA): 1944 Direção: Otto Preminger – Elenco- Gene Tierney (Laura Hunt), Dana Andrews (Detetive Mark McPherson), Clifton Webb (Waldo Lydecker)- Sinopse - Investigando a morte da diretora de uma agência de propaganda, Laura Hunt (Gene Tierney), que teve o rosto destruído por tiros de espingarda, o detetive Mark McPherson (Dana Andrews) interroga Waldo Lydecker (Clifton Webb), seu mentor e um influente jornalista, que considerava Laura não apenas sua maior "criação" mas também sua propriedade pessoal. Laura estava noiva de Shelby Carpenter (Vincent Price), um playboy, para desgosto de Lydecker e da tia de Laura, Ann Treadwell (Judith Anderson), uma mulher rica que era apaixonada por Carpenter. Enquanto a investigação evolui McPherson sente-se atraído pela vítima e, ao ir ao apartamento dela em busca de provas, contempla uma pintura de Laura pendurada na parede. Repentinamente acontece o inesperado, pois Laura surge na sua frente viva e com o rosto sem nenhum ferimento.


Fonte: Fundação Cultural Monsenhor Chaves

2 comentários:

Airlon disse...

nossa, demorou mas eu enfim encontrei! Um blog piauiense atualizado e que fale sobre cultura! Muito bom aqui, voltarei... saudações musicais!

APS

Equipe Helvetica12 disse...

Aê Danilo!!! rsrs

e airlon, volte sempre... estaremos com mudanças em breve e atualizações cada vez mais frequentes... ;)

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog usualmente não são, mas podem ser, moderados.
Portanto, seja educado, procure manter-se no assunto da postagem e, por favor, MIGUXÊS NÃO!!!
Tem um blog ou site e quer aproveitar pra fazer seu jabá? Sinta-se à vontade, tanto pra isso quanto pra nos divulgar em seu site! ;-)
Tem alguma mensagem para os autores do blog? Envie email para:
bloghelvetica12@gmail.com