quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Lembranças do Cais

O título desse singelo texto é na verdade o pretexto da ultima intervenção do projeto 1 minuto para a dança no ano de 2009, -ação que retornou à cena cultural da cidade graças a parceria da companhia de dança Luzia Amélia (criadora do projeto) e o Serviço Social do Comércio – SESC. A primeira intervenção desse exercício, realizada no mês de outubro, focou o antigo cemitério dos negros, localizado nas imediações da igreja de São Benedito e posteriormente trouxe para o auditório do Sesc, a discussão sobre o tema, evento que reuniu historiadores, pesquisadores, estudantes e interessados no assunto. Em novembro, mas precisamente no dia 25, a companhia Luzia Amélia retornou às ruas da cidade para lembrar Torquato neto, refazendo parte de suas pegadas ali pelas imediações da rua do Barrocão, hoje avenida José dos Santos e Silva. Mais uma vez, como é característica marcante do projeto, a mesa redonda com amigos e pesquisadores da vida de Torquato Neto aconteceu às 16:00h do dia 27/11,também no auditório do Sesc Centro, registrando a presença de excelente público.

Lembranças do Cais, intervenção que acontecerá no dia 11/12 a partir das 16:00h no cais do rio Parnaíba, nas proximidades do troca-troca, contará para o público de Teresina um pouco de uma história quase esquecida e cujo rastro vai sendo apagado lentamente. Reviver um pouco desta história através da intervenção artística é uma oportunidade para compreendermos a importância que teve o rio Parnaíba como caminho de gente e riquezas e lembrar também personagens envolvidos nesse momento importante de nossa história, como os estivadores, que no labor diário transportavam essas riquezas, ora das embarcações para os armazéns, ora dos armazéns para as embarcações.

Raimundo Nonato

Coordenador de Cultura do SESC-Centro

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog usualmente não são, mas podem ser, moderados.
Portanto, seja educado, procure manter-se no assunto da postagem e, por favor, MIGUXÊS NÃO!!!
Tem um blog ou site e quer aproveitar pra fazer seu jabá? Sinta-se à vontade, tanto pra isso quanto pra nos divulgar em seu site! ;-)
Tem alguma mensagem para os autores do blog? Envie email para:
bloghelvetica12@gmail.com