quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Exposição de Fernando Costa marca os 15 anos da Casa da Cultura

Espaço dedicado às diversas manifestações culturais de Teresina, a Casa da Cultura completa 15 anos nesta quarta-feira, dia 12, em plena efervescência. Além de ser palco de extensa programação durante todo o ano com a realização de cursos, oficinas, palestras e ensaios da Orquestra Sinfônica de Teresina, a Casa também está sediando vários eventos da programação oficial da Prefeitura em comemoração aos 157 anos da cidade.


Para coroar a plena atividade da Casa da Cultura, será aberta hoje, às 19 horas, a exposição 'A Permanência de Fernando Costa', composta por cerca de 20 telas e disponível ao público até o dia 12 de setembro. 'Essa é a primeira grande exposição de Fernando Costa, artista piauiense de grande expressão e importância por deflagrar um processo de renovação nas artes plásticas piauienses. Há toda uma geração de artistas que ainda hoje sofre influência de Fernando Costa', afirma Cineas Santos, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e apreciador do artista.


Para esta exposição, a família do artista foi mobilizada para, 22 anos após sua morte, reunir obras, sejam do acervo da família ou de colecionadores, que sintetizem o talento de Fernando Costa. 'Apesar de passado tanto tempo, essa exposição visa reavivar o nome e a arte de Fernando Costa em Teresina. Agora, com o apoio da Fundação Monsenhor Chaves, a arte de Fernando Costa ganha o reconhecimento que merece", diz Lúcia Quitéria, irmã do artista plástico.


Além da exposição, a Casa da Cultura será presenteada nesta quarta-feira com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina, encenação de lendas urbanas de Teresina e show com músicos beneficiados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura A. Tito Filho. A comemoração continua durante este mês de agosto com o lançamento da Revista Cadernos de Teresina, dia 24; lançamento do livro ?


Olhar Poético sobre Teresina?, dia 31; e a abertura da Mostra de Cultura Popular - Ano Fontes Ibiapina, que acontece de 17 a 21 de agosto.



Sobre Fernando Costa


Fernando Antonio da Silva Costa nasceu em Teresina em 1961. Desenhista, pintor, gravador e ilustrador, fez estudos de bico de pena com Marcos Cremonese e de gravura com Antonio Thyrso, em 1979. Participou de exposições individuais e coletivas em vários centros culturais brasileiros: coletiva inaugural da Galeria Des. Cromwel de Carvalho (Teresina/79); salão de Artes Plásticas (Te/77 e 78) ; coletiva na Galeria Encetur - Garden, Ce/76; individual na Galeria Des. Cromwel de Carvalho Te/76 ; I Salão da UFPI Te/77 (1º prêmio em desenho); coletiva artistas piauienses no Rio Grande do Sul/78; coletiva artistas piauienses e pernambucanos no Teatro 4 de Setembro Te/78; Projeto Arco Íris, reunião de artistas piauienses e maranhenses Rio de Janeiro/78; coletiva de artistas piauienses em Brasíliua/78; I Encontro com a Cultura brasileira 1978; coletiva no Centro de C onvenções do Piauí, Te/79; individual na Galeria de UM'DART, Te/79; Salão Nacional MAM, Rio de Janeiro/80; POSTER BRIGAD , California/80; II Mostra de Desenho Brasileiro, Curitiba/81; VII Salão de Artes Plásticas do Piauí (1º prêmio em desenho), Te/81; 38º Salão Paranaense (prêmio em desenho), Curitiba/81; I Salão Nacional de Humor do Piauí, Te/82; Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará (convidado especial), Ce/82; coletiva do Caesar Park Hotel, Rio de Janeiro/83;Salão de Artes de Santo Andrè, São Paulo/84; Artistas Brasileiros Pelas Diretas -Folha de São Paulo- SP/84; "CUIABÁ UMA CIDADE COMO VOCÊ IMAGINA", Cuiabá/84; Prêmio Shandon Arte e Vinho (prêmio aquisição); INTINERÁRIO Rio/São Paulo/Brasília/85; Salão de Artes de São Paulo 1986.



0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog usualmente não são, mas podem ser, moderados.
Portanto, seja educado, procure manter-se no assunto da postagem e, por favor, MIGUXÊS NÃO!!!
Tem um blog ou site e quer aproveitar pra fazer seu jabá? Sinta-se à vontade, tanto pra isso quanto pra nos divulgar em seu site! ;-)
Tem alguma mensagem para os autores do blog? Envie email para:
bloghelvetica12@gmail.com